quinta-feira, 7 de abril de 2011

Oração 7 de Abril

“O homem olha às aparências, o Senhor vê coração”

Como é perturbador aquele momento em que temos de fazer uma opção! Como é exigente ter de discernir, de avaliar, de escolher e de decidir! Cada dia traz-nos um rol de circunstâncias e acontecimentos em que temos de escolher: um ou outro caminho; um ou outro valor; um ou outro gesto; um ou outro investimento. Tantas vezes nos sentimos divididos sem saber o que fazer. Tantas vezes fazemos a escolha que não queremos e não fazemos a escolha que queremos. E ficamos perturbados, porque, no mais íntimo, damo-nos conta, mesmo de forma confusa, da incoerência e da traição a nós mesmos. São as palavras de Deus ao profeta Samuel que me sugerem este pensar:
“O Senhor disse a Samuel: ‘Enche o teu vaso de óleo e parte. Vou enviar-te a Jessé de Belém, pois escolhi um rei entre os seus filhos’. Quando chegou, Samuel viu Eliab e pensou consigo: ‘Certamente é este o ungido do Senhor’. Mas o Senhor disse a Samuel: ‘Não te impressiones com o seu belo aspecto, nem com a sua elevada estatura, pois não foi esse que Eu escolhi. Deus não vê como o homem; o homem olha às aparências, o Senhor vê o coração…’ ”. (1Sam 16,1b.6-7.10-13a)
Quando, Senhor, aprenderei a olhar, como tu, para além das aparências?
Ajuda-me a curar o meu olhar míope.
Que eu veja mais longe neste dia.


Isabel Varanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário