quinta-feira, 21 de abril de 2011

Oração 21 de Abril

De joelhos, homens e mulheres livres!

Dia Santo, este, em que os cristãos comemoram a instituição da Eucaristia.
Estamos na Semana Santa, rumo ao Domingo de Páscoa.
Mesmo que todas as palavras se calassem, nada poderia apagar da memória universal as representações que os escritores, os pintores, os artistas, os cineastas foram fazendo, ao longo dos séculos, do mistério da paixão, da morte e da ressurreição de Jesus Cristo.
Mas ainda nos restam palavras para lembrar, mais uma vez, o momento em que Jesus, o Filho de Deus, sem palavras, se pôs de joelhos para lavar os pés aos seus discípulos, enxugando-os, de seguida. Conseguimos pressentir a perplexidade que os discípulos experimentaram; conseguimos intuir a total soberania de Jesus, o homem livre, o seu amor sem limites, a sua existência vivida como pró-existência, para que todos tenham vida.
“Depois que lhes lavou os pés – conta S. João – retomou o seu manto, voltou à mesa e disse: ‘Compreendeis o que vos fiz?... Também deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, também vós o façais” (Jo 13,12-15).
Hoje é quinta-feira, mas não será santa se não dispusermos a nossa existência para cairmos de joelhos humildemente, uns diante dos outros, como homens e mulheres livres e não como escravos.

Isabel Varanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário