domingo, 10 de abril de 2011

Oração 10 de Abril

E Jesus chorou

Hoje, 5.º Domingo da Quaresma, o Evangelho (Jo. 11, 1-45) apresenta-nos a confiança em Jesus, de Marta, a irmã de Lázaro: «Se tivesses estado aqui…!» (Jo. 11, 21). Quem sofre tem necessidade de alguém que chore com ele, que partilhe a sua dor e aflição e se solidarize com o seu luto. Foi isso que Jesus fez: «E Jesus chorou» (Jo. 11, 34). Jesus esteve lá, para ajudar, soube escutar os desabafos das irmãs de Lázaro, compreendeu-as, chorou com elas.
Jesus não nos isenta do sofrimento, o que faz, é sofrer e morrer connosco. É vida e é ressurreição, e esta significa passagem, regresso da morte à vida.
Há muitas pequenas mortes, antes de partirmos desta vida. Dizemos adeus a muitos sonhos e ideais, sucedem-se as desilusões e os desencantos.
Existe, também, a solidão, o distanciamento, a culpa. Toda essa aparente negatividade se pode e deve transformar, pela fé, em instrumento de libertação de ligações erradas, apegos não construtivos, relacionamentos complicados. A(s) morte(s) faz(em) parte da vida.
Senhor, eu creio, apesar da dor e da morte, da pobreza e aflição. Creio no Deus da vida, em Jesus e na sua Palavra libertadora. Creio no Espírito Santo, que me chama a irradiar esta fé. Creio que a última palavra é sempre da vida e não da morte. Senhor, aumenta a minha fé!


Pe. Senra Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário