domingo, 27 de março de 2011

Oração 27 de Março

Água Viva

Celebramos hoje o 3º Domingo da Quaresma. O Evangelho fala-nos do encontro de Jesus com a Samaritana (Jo. 4, 5 -42).
De facto, a água é o bem mais precioso que a terra nos oferece. Parecendo uma coisa tão banal, tão dia-a-dia, tão evidente, deve ser redescoberta, em tempo de Quaresma a fim de verificarmos que afinal «menos é mais»! Quase tudo é dispensável, podemos renunciar a quase todas as coisas, mas a água é algo de vital, imprescindível e, por isso, precioso.
À Samaritana, Jesus, que lhe pedira de beber, fala de uma fonte de água viva que só pode ser dada por Ele. Há sede de água, e existe sede de felicidade e de sentido para a vida. Jesus, no diálogo com aquela mulher, avança do visível para o interior, do que passa para o que fica, da superfície para a profundidade.
Como todos os homens, a Samaritana – com a sua história – tinha sede, ansiava por uma vida verdadeira. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça.
Foi a Samaritana quem anunciou Jesus aos Samaritanos. Quão feliz terá ficado a Samaritana após o encontro com Jesus! Que alegria para ela ter contribuído para abrir caminhos para a felicidade daqueles a quem levou a Boa Notícia da libertação que, nela e por ela, chegou à sua terra!
Senhor, Tu és Água Viva. Necessito de chegar à fonte desse manancial que é o Teu Amor.
Leva-me até ti e ensina-me a testemunhar-te aos irmãos com que a mesma limpidez e gratuidade com que a mesma Água que és Tu, Te dás, amando até ao fim.


Pe. Senra Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário