terça-feira, 22 de março de 2011

Comunidade de Santo Egídio

PRÓXIMA ACTIVIDADE DO GRÃO: serviço aos pobres com a Comunidade de Santo Egídio. SEGUNDA-FEIRA, 28 de Março, às 20h na Igreja dos Anjos. Ponto de encontro em Belém às 19.30h!

A Comunidade de Sant'Egídio é uma instituição de solidariedade social, sem fins lucrativos, que presta assistência aos mais necessitados: idosos que vivem em situação precária sem qualquer apoio; crianças de bairros sociais; sem‐abrigo (serve o jantar a cerca de cento e cinquenta pessoas) e vive exclusivamente da boa vontade e da ajuda de amigos e de voluntários.

Tem a sua sede na Igreja dos Anjos, em Lisboa, onde todas as Segundas‐Feiras, às 20h00 realiza um tempo de oração ao qual se segue um tempo de serviço. Também tu podes participar!

A Comunidade de Sant'Egidio nasceu em Roma em 1968, por iniciativa de um jovem que então não tinha ainda vinte anos, Andrea Riccardi. Ele começou por reunir um grupo de estudantes de liceu (ele mesmo era um deles) para escutarem e porem em prática o Evangelho. A primeira comunidade cristã e Francisco de Assis foram os dois primeiros pontos de referência.

O pequeno grupo iniciou logo visitando os arredores de Roma, as casas de lata que naqueles anos rodeavam Roma e onde moravam muitos pobres, começando um apoio escolar à tarde (a "Escola popular", hoje "Escola da paz" em muitas partes do mundo) para as crianças.

Como se lê no capitulo 25 do Evangelho segundo São Mateus, esta amizade alargou-se aos outros pobres: deficientes, físicos e mentais, pessoas sem abrigo, estrangeiros imigrados, doentes terminais. Alargou-se também às outras situações: cadeias, institutos para idosos, campos de ciganos, campos de refugiados.

Desde então a Comunidade tem crescido imenso e hoje está espalhada por mais de 70 países de quatro continentes.

http://www.santegidio.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário