domingo, 25 de setembro de 2011

Programa Aconchego

Uma ideia da Câmara e da Federação Académica do Porto. O "Projecto Aconchego" junta idosos e jovens numa saudável troca de experiências: combate a solidão dos idosos e proporciona casa sem renda aos jovens estudantes.


(http://sicnoticias.sapo.pt/programas/reportagemsic/2011/09/23/os-novos-os-velhos-os-problemas-deles-e-uma-boa-ideia)

Ver a reportagem da RTP 1 aqui http://www.rtp.pt/noticias/?t=As-virtudes-do-Programa-Aconchego.rtp&headline=20&visual=9&article=442103&tm=8

A casa em troca de atenção

Pouco importa a diferença de idades. O Programa Aconchego está a conquistar, dia após dia, os seniores da cidade e os estudantes universitários, que querem quebrar a solidão. O sucesso do projecto, na adaptação dos jovens aos mais velhos, e vice-versa, valeu-lhe, há dias, uma distinção europeia.

Os mais velhos oferecem a casa e os mais novos a companhia. São já 44 as "duplas de sucesso" que o Programa Aconchego conseguiu juntar, numa iniciativa da Câmara Municipal do Porto (CMP), em parceria com a Fundação Porto Social (FPS) e a Federação Académica do Porto (FAP). No terreno desde 2004, o Aconchego, projecto destinado a juntar os estudantes e seniores que aceitarem o desafio da partilha de casa e de experiência de vida, foi recentemente distinguido com um prémio europeu de inovação social.

"O objectivo geral é colmatar em simultâneo dois problemas do concelho: diminuir o sentimento de solidão e o isolamento dos seniores e proporcionar alojamento, a custo reduzido, a jovens estudantes do Ensino Superior, não residentes no Porto", explicou à Viva um elemento da FPS. O programa conquistou a admiração da comunidade internacional, que lhe atribuiu o prémio "This is European Social Innovation". Esta é uma distinção que reconhece ao programa Aconchego um carácter de inovação social sustentável. O prémio traduz-se numa "publicação pela Comissão Europeia sobre o programa e na participação no workshop 'Disruptive Innovation', a ter lugar no Social Innovation Park de Bilbao".




(http://sicnoticias.sapo.pt/programas/reportagemsic/2011/09/23/os-novos-os-velhos-os-problemas-deles-e-uma-boa-ideia)

A troca de lições

Certo é que na casa de Maria José, de 87 anos, e Mafalda, de apenas 20, não se registaram problemas de maior. A jovem garantiu à Viva que a adaptação a esta nova vida foi muito boa. "Telefonei para a FPS, apresentei o meu perfil e, a partir daí, começou o processo de avaliação", relatou Mafalda, que já só vê aspectos positivos no programa Aconchego. "Damo-nos muito bem, vemos os mesmos programas de televisão e vamos a espectáculos", garantiu a estudante, a viver na Baixa do Porto.

Para Maria José, voltar a viver sozinha "seria difícil". "Sinto que tenho companhia e afecto", salientou, revelando, no entanto, uma preocupação constante com a jovem. "O aspecto menos positivo é, para mim, a preocupação com o bem-estar da estudante, mais no sentido de minimizar a falta que ela possa sentir por viver longe dos familiares", afirmou Maria José, mostrando o compromisso que já sente em relação a Mafalda. De resto, o dia-a-dia destas companheiras é de grande alegria. "Cozinhamos juntas, vamos o cinema, a espectáculos e passeamos as duas", contou Maria José.

E já há lições de vida aprendidas. Da experiência que está a ter na sua nova casa, Mafalda concluiu que "a solidão dói muito". "E a vasta cultura da D. Maria José tem sido para mim uma aprendizagem", acrescentou. Nas palavras da idosa, foi Mafalda quem lhe ensinou o conceito de partilha. "A partilha da casa e dos momentos do dia-a-dia" é a grande lição mencionada.

Ver a notícia completa em http://www.viva-porto.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1019:programa-aconchego&catid=14:reportagem&Itemid=27

Nenhum comentário:

Postar um comentário