quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Crise reforça necessidade de trabalho ecuménico.

Por todo o mundo, diversas comunidades cristãs rezam, esta semana, pela unidade. Em Portugal, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos serve para lembrar que é urgente reforçar o diálogo com a comunidade ortodoxa (que cresceu nos últimos anos devido à imigração) e que, em tempo de crise, é ainda mais urgente a unidade entre todos os cristãos.
O presidente da Comissão Episcopal da Doutrina da Fé, D. Manuel Felício, aponta como fundamental o esforço ecuménico: “O ponto essencial é viver a unidade como Cristo aqui, ser assíduos na unidade na oração, a começar pela fracção do pão, que é a Eucaristia, assíduos no ensinamento dos apóstolos, e unidade também na vivência da caridade, são os pontos-chave, e com a exigência de compararmos com situações onde estamos longe de atingir esta unidade”.
A comunhão fraterna e a fracção do pão é o lema deste ano e aponta para a partilha, um tema particularmente importante num ano de crise. “Temos o imperativo não só de dar pão a quem tem fome, mas mobilizar as pessoas para criar pão, para que esse pão seja distribuído. Está provado que temos que encontrar caminhos novos de organização social e de vida em sociedade”, disse D. Manuel, que é, também, o Bispo da Guarda.
As dificuldades sentidas pelos portugueses afectam também os ortodoxos, na sua maioria imigrantes, e esse é também um foco de preocupação dos bispos portugueses. “Aparecem-nos aqui, em Portugal, com várias procedências, com várias obediências. Muitas vezes nem sabemos bem de quem dependem, mas uma coisa é certa, são irmãos nossos, querem viver a sua fé, apesar de não terem aqui as condições que tinham nos seus países de origem”, explica D. Manuel Felício.
São muitas as iniciativas previstas em várias dioceses, mas, o ponto alto desta Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos será o Encontro Ecuménico Nacional na Igreja de Santa Isabel, em Coimbra, na sexta-feira.
O encontro é organizado pelo Conselho Português das Igrejas Cristãs que integra católicos, anglicanos, metodistas e presbiterianos.

em Página 1, 18 de Janeiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário