segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Anglicanorum Coetibus - Ordinariato inglês já tem nome e responsável

O Vaticano publicou, durante o fim-de-semana, o decreto que marca o arranque oficial da estrutura criada para acolher os anglicanos de Inglaterra e do País de Gales que queiram aderir à Igreja Católica.
Keith Newton, um dos ex-bispos anglicanos que foi ordenado sacerdote católico pelo Arcebispo de Westminster, no sábado, foi nomeado o ordinário, isto é, o responsável pelo ordinariato pessoal, como é conhecida esta estrutura canónica.
O decreto do Vaticano anuncia ainda o nome dado ao ordinariato, que será de ora em diante conhecido como Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham, numa referência ao mais importante santuário mariano inglês, partilhado por católicos e anglicanos.
Ainda segundo o documento emitido por Roma, o patrono do Ordinariato será o Beato Henry Newman, o ex-padre anglicano que se converteu a Roma e chegou a Cardeal no século XIX. Newman foi beatificado por Bento XVI, durante a sua visita ao Reino Unido, em Setembro do ano passado.
Keith Newton foi ordenado sábado de manhã numa cerimónia na Catedral de Westminster, em Londres, juntamente com outros dois ex-bispos anglicanos: Andrew Burnham e John Broadhurst. Nascido em 1952, é o mais novo dos três homens. Casado e pai de três filhos está agora encarregue da formação catequética, auxiliado por Burnham e Broadhurst, dos restantes anglicanos, tanto padres como leigos, que queiram ingressar no Ordinariato.
Por ser casado, tal como os outros dois ex-bispos, Newton não pode ser ordenado bispo católico, mas na qualidade de ordinário terá assento na Conferência Episcopal de Inglaterra e País de Gales e poderá, ainda, pedir dispensa a Roma para usar alguns dos símbolos próprios de bispo.
Com o estabelecimento formal do Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham, aguarda-se a erecção de estruturas semelhantes na Austrália, Canadá e Estados Unidos.

Ecumenismo mantém-se prioritário

O anúncio da criação de ordinariatos para ex-anglicanos, feito em Novembro de 2009, conduziu a uma pequena crise nas relações ecuménicas entre a Igreja Católica e a Anglicana.
O comunicado divulgado pelo gabinete de imprensa da Santa Sé realça, contudo, que as relações ecuménicas continuam a ser uma prioridade para Roma e que a proposta dos ordinariatos surgiu, não como iniciativa directa do Vaticano, mas como resposta à solicitação repetida de anglicanos que manifestavam o seu desejo de abraçar a fé católica.
A comunhão anglicana tem sofrido grandes divisões na última década, com fracturas crescentes entre liberais e conservadores, sobretudo, no plano da teologia fundamental e moral.
Num comunicado à imprensa, o já padre Keith Newton anunciou que recebia a notícia da sua nomeação com humildade, agradecendo à sua família e à sua mulher todo o apoio dado durante o processo.
A mensagem tem tons fortemente ecuménicos. Newton realça a importância da Igreja Anglicana na sua formação cristã e agradece ao Arcebispo de Cantuária a paciência e a graça para com ele e os outros que aceitaram este desafio.

em Página 1, 17 de Janeiro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário