terça-feira, 26 de outubro de 2010

As propostas do Sínodo

O primeiro Sínodo dedicado especialmente aos católicos do Médio Oriente chegou ao fim. (...)
Foram 44 as propostas feitas pelos padres sinodais, para enfrentar um rol de dificuldades e desafios que os cristãos na Terra Santa enfrentam. Estas são algumas das mais significativas:
Proposta 4: Os padres sinodais enfatizam a necessidade de reforçar a identidade das Igrejas Orientais.
Proposta 5: “A atenção de todo o mundo deve estar focada na situação trágica de certas comunidades cristãs no Médio Oriente, que sofrem todo o género de desafios, por vezes, até ao ponto do martírio”.
Proposta 6: Realça-se a importância da terra. Pede-se aos cristãos que não vendam as suas propriedades e sugere-se formas de ajudar os mais necessitados a permanecer nas suas terras ancestrais, com auxílio financeiro se necessário.
Proposta 8: Encoraja-se os cristãos a fazer peregrinações ao Médio Oriente: “Regressar ao lugar das origens [do Cristianismo] é uma oportunidade de profunda catequese, que permite ao
peregrino descobrir as riquezas das Igrejas Orientais e conhecer e encorajar as comunidades cristãs locais, as pedras vivas da Igreja.”
Proposta 10: A criação de uma comissão para estudar as razões na origem da emigração de cristãos do Médio Oriente, com vista a travar o fenómeno.
Proposta 15: “Estamos seriamente preocupados com a condição dos trabalhadores imigrantes, tanto cristãos como não cristãos, em especial as mulheres. Muitos encontram-se em situações que são difíceis, ou que atentam contra a sua dignidade”.
Proposta 18: Recomenda-se que os patriarcas das Igrejas Orientais tenham jurisdição sobre os fiéis na diáspora.
Proposta 23: Recomenda-se que seja revogada a proibição das Igrejas Orientais ordenarem homens casados fora dos seus territórios tradicionais.
Proposta 28: Fazem-se várias propostas no sentido de reforçar o diálogo ecuménico, com a adopção de uma tradução do Pai Nosso e do Credo de Niceia igual para todos os cristãos em países árabes e a adopção de uma data comum para a celebração do Natal e da Páscoa.
Proposta 29: Recomenda-se a criação de uma celebração anual para todos os mártires das Igrejas do Médio Oriente.
Proposta 40: Os cristãos orientais devem entrar em diálogo com os seus vizinhos de outras religiões, num espírito de “purificação da memória”, por forma a ultrapassar diferenças e trabalhar para a paz e concórdia.

in Página 1, 25 de Outubro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário