quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Algumas Perguntas sobre as Jornadas Mundiais da Juventude.

O QUE É A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE (JMJ)?

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um grande encontro de jovens de todo o mundo em torno do Papa. É um excelente meio de evangelização da Igreja que, por intermédio destas Jornadas, continua a anunciar a mensagem de Cristo aos jovens.

“Todos os jovens devem sentir-se cuidados pela Igreja, para isso, toda a Igreja, em união com o Sucessor de Pedro, deverá sentir-se cada vez mais comprometida em todo o mundo, em prol dos jovens (...) para corresponder às suas expectativas, comunicando-lhes a certeza de Cristo, a verdade que é Cristo, o amor que é Cristo através de formação adequada, que constitui uma condição necessária e actualizada da evangelização ". (João Paulo II, Discurso ao Colégio dos Cardeais, 20 de Dezembro de 1985)

ONDE JÁ FOI REALIZADA?

Em Buenos Aires, com a presença de um milhão de jovens; em Santiago de Compostela, com mais de 500.000; em Czestochowa, com 1.600.000,;em Denver, com 600.000; em Manila, com cerca de 4 milhões; em Paris, com 1,2 milhões; em Roma, com 2 milhões; em Toronto, 800.000; em Colónia, com 1,1 milhões; em Sydney, com 400.000.

QUEM INICIOU A JMJ?

Durante o Jubileu de 1983-1984, o chamado Ano Santo da Redenção, em memória da morte de Jesus Cristo 1950 anos atrás, entre as várias celebrações dedicadas à juventude, a mais importante ocorreu na véspera do Domingo de Ramos em Roma. Mais de 300.000 jovens de todo o mundo participaram no Jubileu Internacional da Juventude. O Papa deu-lhes uma cruz de madeira. O ano 1985 foi proclamado pela ONU como o Ano Internacional da Juventude. A Igreja Católica organizou um novo encontro internacional no Domingo de Ramos, em 31 de Março, com outros 350.000 jovens que se reuniram na Praça de São Pedro. Após este evento, o Papa instituiu o Dia Mundial da Juventude, com cadência anual. Portanto, podemos dizer que a Jornada Mundial da Juventude foi um desejo e uma iniciativa de João Paulo II, vendo a participação maciça de jovens que se reuniram em Roma para reuniões internacionais em 1984 e 1985.

QUEM A CONVOCA E ORGANIZA?

O Santo Padre escolhe o tema e explica-o numa mensagem, e é quem convoca os jovens. As Jornadas Mundiais da Juventude são organizadas pelo Conselho Pontifício para os Leigos, um departamento do Vaticano ao qual o Santo Padre confiou a sua organização. Há também um Comité organizador local, que trabalha em estreita colaboração com o Conselho Pontifício para os Leigos.

QUAIS SÃO OS OBJECTIVOS DA JMJ?

O objectivo prioritário da Jornada Mundial da Juventude é dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo. É uma iniciativa evangelizadora da Igreja, com uma grande dimensão ecuménica. "Tenho memórias muito bonitas da Jornada Mundial da Juventude em Colónia: não foi simplesmente um acontecimento de massas; foi sobretudo uma grande festa de fé, um encontro humano da comunhão em Cristo. Vimos como a fé abre fronteiras e tem realmente a capacidade de unir culturas diferentes e criar alegria. Espero que o mesmo aconteça agora na Austrália. Por isso, eu estou feliz por ver tantos jovens, de vê-los unidos no desejo de Deus e no desejo de um mundo realmente humano "( Entrevista a Bento XVI durante o voo para a Austrália. 12 de Julho de 2008). Portanto, os objectivos da JMJ são os de toda a evangelização: em concreto, dar a conhecer Cristo aos jovens do nosso tempo.

QUEM PODE PARTICIPAR NA JMJ?

Estão convidados os jovens de boa vontade do mundo inteiro: rapazes e raparigas de todas as religiões que queiram partilhar alguns dias de oração, alegria e solidariedade.

QUAL A IDADE MINIMA PARA PARTICIPAR?

Para participares com o Serviço da Juventude terás de ter 16 anos até 10 de Agosto de 2011. A participação de jovens com idade inferior a esta (com 14 ou 15 anos) será uma excepção e terá de ser analisada caso a caso, em conjunto com os responsáveis dos grupos. Para isso, contacta-nos.

EXISTE UMA IDADE MÁXIMA PARA PARTICIPAR?

Não existe uma idade limite máxima mas lembramos que as Jornadas da Juventude são repletas de actividades que exigem disponibilidade física (caminhadas, dormida ao ar livre, etc) e que as condições de alojamento (só conhecidas à chegada) poderão implicar, por exemplo, dormidas no chão durante todos os dias de duração da JMJ.

Cortesia: http://www.lisboajmjmadrid.com/perguntar.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário