domingo, 13 de janeiro de 2013

3 Epifanias: Reis Magos, Baptismo e Bodas de Caná


Epifanias de Cristo

O Baptismo de Jesus nos Jordão é uma segunda Epifania, termo que vem das palavras gregasepi, que significa sobre, e phania, que significa manifestação: assim como Jesus se manifestou aos Magos do Oriente, assim se manifesta agora no seu Baptismo como verdadeiro Filho de Deus. A esta segunda Epifania pode chamar-se, portanto, Teofania, deTheos, palavra grega que significa Deus: o baptismo de Jesus é manifestação de Deus, manifestação da Santíssima Trindade. 

E haverá ainda uma terceira Epifania, que aconteceu em Caná da Galileia, quando Jesus converteu a água em vinho, (como leremos no Evangelho do próximo domingo; este texto, infelizmente, só se lê hoje no «Ano C»). Santo António de Lisboa, num dos seus sermões, depois de comentar os anteriores significados, chama-lhe Bethfania, de beth, em hebraico, que significa casa, “porque, passado um ano do baptismo, realizou um milagre divino entre as paredes de uma casa, numa festa de núpcias” (Sermão para a Epifania do Senhor, 2)

Estas três epifanias são celebradas desde há muitos séculos em dias distintos, como muito bem explica no seu blog o Pe. John Hunwicke. Mas há ainda alguns textos na liturgia latinaque salientam a sua unidade, como esta antífona do Benedictus da Solenidade da Epifania do Senhor: “Hoje a Igreja uniu-se ao seu esposo celeste, porque, no Jordão, Cristo a lavou dos seus pecados; os Magos, com presentes, correm às festas das núpcias reais; e os convivas alegram-se com a água transformada em vinho. Aleluia”.

Esta unidade aparece ainda mais claramente na antífona do Magnificat das II Vésperas da Epifania: 

Tribus miraculis ornatum  diem sanctum colimus: hodie stella magos duxit ad praesepium, hodie vinum ex aqua factum est ad nuptias,  hodie in Jordane Christus baptizari voluit,  ut salvaret nos universos.  Haec est dies illa, quam fecit Dominus;  exsultemus et laetemur in ea.Alleluia”, que se pode traduzir assim, como propõe o Duarte Valério, no blog Ecce super montes

“Celebramos um dia santo ornado de três milagres: hoje, a estrela conduziu os Magos ao presépio; hoje, foi feito vinho a partir de água nas núpcias; hoje, no Jordão, Cristo quis ser baptizado por João, para nos salvar. Aleluia”. 

A tradução da Liturgia das Horas é esta: “Recordamos neste dia três mistérios: hoje a estrela guiou os Magos ao presépio; hoje, nas bodas de Caná, a água foi mudada em vinho; hoje, no rio Jordão, Cristo quis ser baptizado, para nos salvar. Aleluia”.

O tempo da Epifania, em sentido lato, é portanto um período de celebração contemplativa e de reflexão profunda sobre as múltiplas manifestações do Deus-Homem, Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário