domingo, 6 de novembro de 2011

Novembro: mês das almas

O mês de Novembro é o mês escolhido pela Igreja para se rezar de um modo especial pelas almas do Purgatório.

No mês de Novembro encontramo-nos em pleno Outono, esta estação do ano que tanto me fascina, pelo encanto da natureza que se recolhe para o Inverno, das folhas que se revestem dos mais belos tons antes de caírem, como a mostrar a nobreza do entardecer da vida, que se recolhe e se despede serenamente antes de repousar no silêncio do mistério!... E mesmo o nevoeiro denso que em muitos dias de Outono nos envolve, também isso é um convite ao recolhimento, mesmo ao mistério que diz a nossa existência. Talvez tenha sido por isso que a Igreja, na sua admirável pedagogia da fé que respeita os ritmos da natureza, tenha escolhido o mês de Novembro para nos recordar o mistério da morte, com a celebração dos fiéis defuntos logo no início, a 2 de Novembro, e dedicando todo o mês à meditação da morte e à contemplação do purgatório. Novembro é o mês das almas! (P. José Jacinto Ferreira de Farias fonte: agência ecclesia)

A Igreja ensina-nos que a alma que parte deste mundo sem a suficiente reparação ou com pecados veniais e faltas de amor a Deus, deverá purificar-se no Purgatório, pois no Céu não pode entrar nada contaminado (cf. Apocalipse 21, 27). No Purgatório, as almas satisfazem pelas suas culpas e manchas, mas nós podemos ajudá-Ias a purificar-se e a preparar-se para entrar no Céu.

No Purgatório certamente haverá dor, porque a purificação custa, é como um fogo intenso que queima interiormente, mas também há a alegria imensa de que o caminho para Céu é absolutamente seguro, e já nada o poderá fazer perder.

No «mês das almas» não deixaremos de rezar por todos aqueles que mais amámos neste mundo, e também por tantos outros defuntos que ninguém recorda, para os confiarmos ao abraço da divina Misericórdia. Em sua ajuda, podemos oferecer a Santa Missa, ou pedir que o sacerdote a ofereça especialmente: nada mais valioso pode ser oferecido a Deus neste mundo! Podemos também oferecer pelas almas do Purgatório a Comunhão, o Terço, as doenças, as dores, as contrariedades de cada dia, além do trabalho ou do estudo, e ainda as indulgências, plenárias ou parciais, que possamos obter. (Con. José Manuel dos Santos Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário