quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Noticia publicada no Jornal Voz da Verdade

Da esquerda para a direita:
Tiago Herdade, Beatriz Carvalho , Cátia Costa, Carlota Pimenta, Catarina Buraca e José Buraca

Foto: Bruno Gago

Jornal Voz da verdade dia 25 de Julho de 2010

Vigararia III (Paróquia de Santa Maria de Belém): Quando a pergunta ‘Porquê participar?’ rapidamente se transforma em ‘Porque não?’

São os vencedores do XV Festival Diocesano da Canção Cristã. Vêm da paróquia de Santa Maria de Belém e representaram a Vigararia III. Em ano de festival nacional, vão representar a Diocese de Lisboa no evento de música cristã a nível nacional. Saiba quando a pergunta ‘Porquê participar?’ rapidamente se transforma em ‘Porque não?’


À VOZ DA VERDADE, Tiago Herdade, vocalista do grupo, faz da participação no festival um balanço “muito positivo” e assegura que, embora se trate de um concurso, recebeu “mensagens de apoio dos restantes grupos a concurso”. E garante: “Sentimos entre todos um verdadeiro espírito cristão!”.

A 5 de Dezembro, realiza-se em Fátima o VIII Festival Nacional da Canção Cristã. Como vencedores do festival diocesano, o grupo de Santa Maria de Belém não é mais da Vigararia III, mas de toda a Diocese de Lisboa. Tiago tem noção dessa responsabilidade: “Vencer o festival diocesano num ano em que haverá Festival Nacional traz um grande sentido de responsabilidade, pois estaremos a representar toda a Diocese de Lisboa. Até já nos têm dito: ‘Livrem-se de nos deixar ficar mal!’”. Que expectativas tem o grupo deste novo desafio? Tiago responde sem hesitar: “De Fátima esperamos concorrência de peso e um grande desafio; mas também muita comunhão e alegria. Vamos preparar-nos o melhor possível e contamos não desiludir!”.

Além do primeiro lugar no XV Festival Diocesano da Canção Cristã, os jovens da Vigararia III ganharam também os prémios de melhor música e de melhor interpretação. Para a melodia, Tiago garante que “a música foi inspirada na letra” e isso “é meio caminho andado para o conjunto funcionar”. Já na interpretação, a ideia base foi “encontrar o correcto equilíbrio entre os vários instrumentos e vozes e na apresentação do grupo e da canção”. E confessa: “claro que neste último aspecto as meninas têm sempre uma palavra a dizer!”.

Questionado sobre estas iniciativas musicais do Serviço da Juventude, Tiago diz que são atitudes de “louvar e fomentar”, porque no fundo “tudo o que servir para reunir as paróquias e as vigararias (ou seja, os cristãos), que tendem a viver isoladas uma das outras, é muito positivo!”.


3 perguntas a… Tiago Herdade, vocalista e autor da música da Vigararia III (Paróquia de Santa Maria de Belém)

O que vos levou a participar no Festival da Canção?

Quando fazemos parte de coros e/ou grupos de jovens nas nossas comunidades, há uma grande vontade de partilhar essa energia e identidade com os outros. O Festival da Canção Cristã é um acontecimento que potencia essa troca de experiências. Quando é a música que envolve esta partilha, a pergunta ‘Porquê participar?’ rapidamente se transforma em ‘Porque não?’.

Cantar é rezar duas vezes… concorda? Porquê?

Claro que sim! Para quem segue Jesus Cristo e gosta de cantar, não há melhor forma de o louvar. Quando se canta para Deus, sente-se mais aquilo que se diz. E quando se canta para os outros (sobre Deus), a transmissão da Palavra é muito mais eficaz, porque contagia não apenas pelo conteúdo da mensagem, mas também pela forma como é apresentada.

O que se sente quando se sobe a palco e se toca e cantam músicas de louvor a Deus?

Um grande sentido de missão! É um privilégio poder fazê-lo, sobretudo quando há receptividade por parte do público. Nessa altura, não podemos deixar de sentir que estamos a cumprir o plano que Deus traçou para cada um de nós: pôr os nossos dons ao seu serviço.


‘Bom Mestre’

(Vigararia III, paróquia de Santa Maria de Belém)

Como um barco em viagem

segue a luz de um farol

quero-te a Ti, bom Mestre,

a tua luz será o meu sol.

Assim como a maré

vive em função do luar

quero, Senhor e bom Mestre

em Ti me apoiar.

Bom Mestre, graças a Ti

Sei agora como posso ser feliz.

Deste-me a vida toda para amar

e a Ti, bom Mestre, adorar.

Quando me vejo em caminhos

que são estranhos ao amor

concede-me, bom Mestre,

alegria para viver a dor.

Quando os teus mandamentos

tendem a fugir

peço-te, bom Mestre,

coragem para os seguir.

Acredito, confio, já não tenho medo.

Estou pronto, bom Mestre, para te seguir.

Dá-me, Senhor, asas para voar,

leva-me a alcançar a vida eterna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário