sábado, 24 de outubro de 2009

Proposta GRÃO. 30-10-2009: “Hotel Casarão”

No seguimento da proposta cultural que vos apresentámos para o próxima reunião, uma ida ao teatro, venho-vos levantar um pouco o véu e deixar-vos algumas informações sobre a peça escolhida: Hotel Casarão, em cena no Teatro Independente de Oeiras.



Deixo-vos um pequena sinopse desta peça:

“O Hotel Casarão é um famoso estabelecimento na Vila de Fátima, famoso pelas paredes rachadas e pela vista para a estrada. Por ali passam, peregrinos de diversas nacionalidades e vários estratos socioculturais. O negócio prosperou ao longo dos anos, mas o duvidoso comportamento de Madame Casarão com o gerente do Hotel, o Dr. Frederico de Castro e Ferragude, levou Constantino Casarão, o proprietário, a passar-se por morto, a fim de desmascarar as intenções venenosas da sua mulher.

A história tem lugar nos dias de 12 e 13 de Maio. Todos se preparam para a habitual enchente de peregrinos. Madame Casarão, a fim de amealhar mais uns trocos, faz-se passar pela quarta-vidente de Fátima, prometendo trazer enormes revelações a preço de saldo. Maria de Fátima, fruto da união entre a Madame e Constantino é, por seu lado, extremamente religiosa, e consequentemente, manipulada pela mãe. Tudo parece correr sobre rodas a Madame Casarão. Assegurar o bom funcionamento da recepção é tarefa de Aurélio, o maitre do hotel, que aproveita qualquer deixa para pôr o sono em dia, e usa cada momento em que está acordado para provocar a Madame e auxiliar Constantino no seu plano de apanhar a sua “viúva” em andanças menos dignas de uma senhora.

A loucura pós-traumática de um coronel, a surdez aguda de um reformado e a malícia evidente de um casal formado por um padre e uma freira, ajudam a embelezar uma trama de traições, mentiras e encobrimentos.

Hotel Casarão é uma história actual e aborda assuntos tão sensíveis como a emigração e o aproveitamento da religião de uma forma divertida e caricata.”


É uma comédia de Lourenço Henriques e Filipe d’Aviz. Com encenação e direcção de actores a cargo de Carlos d’Almeida Ribeiro.
Elenco: Carlos d'Almeida Ribeiro, Liliana Santos, Marco Medeiros, Vitor Coelho, Luís Viegas, Rita Frazão, Filipe d'Aviz, João Cobanco, Raquel Viegas

A entrada é livre, pelo que temos somente de reservar um número de lugares certo com antecedência, pelo que vos peço para confirmarem a vossa presença ou não aos respectivos animadores o mais depressa possível.

Podem saber e procurar mais informações sobre esta peça ou sobre o teatro aqui ou aqui.

Até breve!

Um comentário:

  1. Pois é... que pena não termos conseguido ir.
    Apesar de termos reservado os bilhetes com a antecedência que nos foi pedida, estes já estavam esgotados até ao dia 14 de Novembro (o último dia do espectáculo).

    ResponderExcluir