domingo, 20 de maio de 2012

Analfabetismo Religioso


Excertos da Mensagem Dominical da Paróquia de Santa Maria de Belém

O pior inimigo da fé não é a ciência, ou qualquer expressão do pensamento humano, se for elaborado segundo a razão e a verdade. O pior inimigo da fé é o desconhecimento, a ignorância, o «analfabetismo religioso». (Papa Bento XVI)

Para o vencer, temos que ser nós os primeiros a querer conhecer o que Jesus nos disse e ensinou. Porque ninguém ama o que não conhece. Ninguém ama a Deus, ninguém ama Jesus Cristo, se O não conhece. E, se não O conhece, não só não O ama, mas facilmente até o despreza, ou pelo menos relativiza, ignora, instalando-se na indiferença, da qual é muito difícil libertar-se.

Precisamos de conhecer melhor e mais intimamente Jesus Cristo, que é o supremo revelador de Deus, sendo Ele próprio Deus e homem como nós.

"Esta mensagem, na sua forma fundamental e primária, encontramo-la naturalmente na Sagrada Escritura, que não leremos nem meditaremos jamais suficientemente. Nisto, porém, todos sentimos necessidade de um auxílio para a transmitir rectamente no presente, de modo que toque verdadeiramente o nosso coração. Este auxílio encontramo-lo, em primeiro lugar, na palavra da Igreja docente: os textos do Concílio Vaticano II e o Catecismo da Igreja Católica são os instrumentos essenciais que nos indicam, de maneira autêntica, aquilo que a Igreja acredita a partir da Palavra de Deus". (Papa Bento XVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário