sábado, 29 de junho de 2013
Docat
Depois do sucesso do Youcat (Catecismo para Jovens), está em preparação o "Docat". O nome é uma combinação do verbo inglês "fazer" e "Catecismo". O novo instrumento descreve, em 12 capítulos e numa linguagem jovem, a Doutrina Social da Igreja Católica e seu impacto nas áreas de trabalho, negócios, política, meio ambiente e paz.
quarta-feira, 19 de junho de 2013
quinta-feira, 13 de junho de 2013
SANTO ANTÓNIO
«A linguagem é viva quando falam as obras»
Quem está cheio do Espírito Santo fala várias línguas. As várias línguas
são os vários testemunhos sobre Cristo, como a humildade, a pobreza, a
paciência e a obediência; falamo-las, quando mostramos aos outros estas
virtudes na nossa vida. A linguagem é viva, quando falam as obras. Cessem,
portanto, as palavras e falem as obras. De palavras estamos cheios, mas de
obras vazios. «Há uma norma para o pregador: que faça aquilo que prega».
Santo António (sermões)
segunda-feira, 3 de junho de 2013
Oração para os estudantes
Tu, criador do universo, Tu, fonte de luz
e de sabedoria,
Tu, poderoso início de tudo.
Com a Tua claridade, ilumina a escuridão
do meu entendimento
e afasta de mim as trevas
do pecado e da ignorância.
Dá-me perspicácia para compreender,
boa memória para reter,
capacidade para bem apreender,
subtileza e precisão no esclarecimento,
plenitude e graça na expressão.
Ensina o início, conduz o progresso, ajuda a conclusão,
por Cristo, Nosso Senhor.
Amen.
Adaptação de uma oração
de São Tomás de Aquino
(Youcat, «Orações para os jovens»)
e de sabedoria,Tu, poderoso início de tudo.
Com a Tua claridade, ilumina a escuridão
do meu entendimento
e afasta de mim as trevas
do pecado e da ignorância.
Dá-me perspicácia para compreender,
boa memória para reter,
capacidade para bem apreender,
subtileza e precisão no esclarecimento,
plenitude e graça na expressão.
Ensina o início, conduz o progresso, ajuda a conclusão,
por Cristo, Nosso Senhor.
Amen.
Adaptação de uma oração
de São Tomás de Aquino
(Youcat, «Orações para os jovens»)
quinta-feira, 2 de maio de 2013
Oração para o mês de maio, Mês de Maria
Maria,
peregrina como nós no caminho da fé:
«Feliz és tu, porque acreditaste»!
Pela fé,
com alegria e trepidação,
geraste no teu seio
e deste à luz o Filho de Deus,
que primeiro concebeste pela fé.
Na fé, adoraste o Menino Deus,
que saiu do teu ventre, como fruto bendito.
Pela fé,
guardaste no coração todas aquelas coisas,
que no momento não compreendias,
nas palavras e gestos do teu Filho.
Com a mesma fé,
aceitaste seguir Jesus Cristo,
em todos os passos da sua missão.
Foste a primeira e fiel discípula,
na escuta e no acolhimento da Palavra.
Com a mesma fé,
permaneste sempre ao lado de Jesus Cristo.
Mesmo no Gólgota,
acompanhaste o teu Filho
no sofrimento e na morte.
Com a mesma fé
— e contra toda a esperança —,
viveste a espera da sua ressurreição.
Entre a Páscoa e o Pentecostes,
saboreando os frutos da ressurreição,
transmitiste a memória fiel de Jesus Cristo
a todo o Corpo da Igreja, que estava a nascer.
Pela fé,
acreditamos que foste elevada aos Céus,
onde agora és a Estrela
que nos aponta o caminho,
mesmo nos momentos de dúvida, de crise,
de silêncio e de sofrimento.
Por isso,
neste mês de Maio,
voltamo-nos para ti e te pedimos:
ajuda-nos a ver o que não se vê,
a acolher e a descobrir o Deus vivo,
que vive e cresce dentro de nós.
Santa Maria,
Mãe de Deus e Mãe da Igreja,
dá-nos, como outrora, nas bodas de Caná,
indicações a seguir,
que suscitem e amparem a nossa fé,
sobretudo quando Deus nos parece ausente
e nos falta a alegria da fé.
«Fazei tudo o que Ele vos disser»
— disseste ao serventes.
Tu bem sabes que são «felizes
os que escutam a Palavra de Deus
e a põem em prática».
Mostra-nos a alegria da fé,
para nos alimentarmos da Palavra.
E para levarmos esta Boa Nova a toda a gente,
sobretudo aos que esperam de nós
o testemunho audaz e feliz da fé.
A ti, feliz porque acreditaste,
confiamos o nosso coração e a nossa vida,
para que tornes mais bela e forte a nossa fé!
«Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a Minha alegria»
«Deus ama quem dá com alegria», diz São Paulo (2Cor 9,7). A melhor maneira de expressardes a vossa gratidão para com Deus, tal como para com os outros, é aceitar tudo com alegria. Um coração alegre é o resultado normal de um coração ardente de amor. A alegria é força. Os pobres foram atraídos por Jesus porque havia Nele algo maior do que Ele; Ele irradiava essa força – nos Seus olhos, nas Suas mãos, em todo o Seu corpo. Todo o Seu ser manifestava a oferta que fazia de Si mesmo a Deus e aos homens.
Que nada nos preocupe, nos encha de tristeza e de desânimo, a ponto de deixarmos que nos tire a alegria da ressurreição. Quando se trata de servir a Deus e as almas, a alegria não é apenas uma questão de temperamento; requer sempre algum esforço. Mais uma razão para tentarmos adquiri-la e fazê-la crescer em nosso coração. Mesmo que não tenhamos muito para dar, podemos sempre dar a alegria que brota de um coração amante de Deus.
Em todos os lugares do mundo as pessoas têm fome e sede do amor de Deus. Nós respondemos a esta fome quando semeamos alegria. A alegria é uma das melhores defesas contra a tentação. Jesus não pode tomar posse plena de nossa alma se ela não se lhe abandonar alegremente.
Beata Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
«No Greater Love»
Evangelho Quotidiano, 2 Maio 2013
Assinar:
Postagens (Atom)






