sexta-feira, 23 de maio de 2014

Festa da Família 25 Maio



Mensagem do Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, para a Festa da Família
Caríssimas Famílias do Patriarcado de Lisboa
É com alegria e esperança que vos convoco para o nosso encontro de 25 de maio. Como sabeis, é uma iniciativa da Pastoral Familiar do Patriarcado e realiza-se em Mafra, com o lema “Família, vive a alegria da fé”.
Ao longo do dia teremos ocasião de conviver, partilhar e celebrar. Na Missa da tarde festejaremos especialmente as Bodas Matrimoniais de muitos casais presentes (10º, 25º e 50º aniversário). Cada um desses casais demonstra a possibilidade real e os frutos verdadeiros do matrimónio cristão.
Concretizam a esperança, que eles mesmos alimentam para todos. Pois há quem duvide, hoje em dia, de que a família, biblicamente compreendida, seja viável. Aumentam as uniões de facto e propõem-se outras formas de “conjugalidade”, que contrariam a proposta bíblica e a tradição da humanidade em geral: complementaridade masculino-feminino e abertura à geração de filhos. Questiona-se até a possibilidade de manter hoje uma união una, indissolúvel e fecunda, como se propõe no sacramento do matrimónio…
Mas quem «se casa no Senhor» (cf. 1ª Carta aos Coríntios 7, 39), enfrenta as dificuldades que sempre surgem em qualquer caminho humano com a convicção crescente de que a Páscoa de Cristo (morrer para si e viver para o outro, ganhando-se plenamente no conjunto) é o modo mais completo e feliz de realizar a sua vida, pois «a felicidade está mais em dar do que receber» (Actos dos Apóstolos 20, 35).
É para partilhar e celebrar esta verdade vivida e convivida da família cristã, na tradição das gerações que se sucedem, que nos encontraremos em Mafra no próximo Domingo 25. Porque sabemos que é possível, desde que cumpramos a nossa parte na preparação e acompanhamento do matrimónio e da família; e porque serenamente o propomos, confiados na graça do Senhor Jesus.
- Lá vos espero!
http://familia.patriarcado-lisboa.pt/festa-da-fam%C3%ADlia

Eleições 25 Maio

Nota pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa sobre «votar por uma Europa melhor»

Exercer o direito e o dever de votar

No próximo dia 25 de maio, somos chamados a cumprir o direito e o dever de votar nos candidatos que se apresentam para fazer parte do Parlamento Europeu, representando o povo português nesta grande comunidade de povos e nações.
O regime democrático, em que felizmente vivemos, exige participação, que tem um momento alto quando há eleições. Neste ato eleitoral, com a responsabilidade pastoral que nos cabe como bispos católicos, exortamos à participação dos cristãos e de todos os que estão abertos a ouvir a nossa voz. O absentismo é uma arma perigosa que facilmente acaba por penalizar quem a usa.
É um sentimento comum experimentar a distância entre o nosso voto e as suas consequências práticas. Além disso, a Europa pode parecer uma entidade estranha, que está para além das nossas fronteiras e não nos diz directamente respeito. Por vezes, a onda de descrédito que atinge alguns sectores políticos é tendenciosamente generalizada. Estas eleições, que marcarão o futuro da União Europeia nos próximos anos, devem ser encaradas como um momento privilegiado para colaborar na construção de uma Europa melhor.

A Europa, horizonte da nossa esperança

A Europa é muito mais do que um espaço geográfico. É uma comunidade de ideais e valores, para a qual muito tem contribuído a fé cristã ao longo dos séculos. O ressurgir do ideal europeu, no rescaldo de duas guerras mundiais que tiveram origem no nosso Continente, em boa parte foi obra de líderes políticos cristãos. Tem se dado a evolução de um mercado comum ou de uma comunidade económica para o ideal de uma união europeia, que atualmente congrega 28 Estados. Estes encontram na Europa a sua casa comum, comprometidos na construção de um projeto de civilização, orientado por critérios de paz e justiça social, de liberdade religiosa, de diálogo cultural e solidariedade, a nível interno e com a comunidade de todos os outros povos e nações.
A Europa é um projecto sempre em construção, e as próximas eleições são uma ocasião que não podemos desperdiçar para a sua edificação. A Igreja acompanha com respeito e atenção as actividades das instituições europeias que honrem a Europa como a sua casa moral e espiritual, promovendo os valores que são a matriz da sua identidade.

Votar por uma Europa melhor

Em diversas ocasiões que precedem actos eleitorais, temos apresentado critérios para votar com consciência esclarecida. Votar não é um ato burocrático; é afirmar valores e exigir responsabilidades a quem deve servir os povos de uma Europa justa e solidária.
Numa visão realista do nosso Continente, dinamiza nos a esperança de uma Europa melhor, em que seja salvaguardada a vida humana desde concepção até morte natural, em que o desemprego não pareça um mal inevitável mas um desafio a responder sem adiamentos, em que as fronteiras não se fechem à solidariedade com os povos maltratados política e economicamente, em que o diálogo inter-religioso e intercultural seja o caminho de sentido único para uma paz justa e duradoura, em que o capital não se arvore em governo autocrático mas sirva a pessoa humana e o bem comum.
Para cumprir este ideal precisamos de políticos responsáveis e competentes, que nos cabe eleger. Fazemos nossas estas palavras do Papa Francisco: «Peço a Deus que cresça o número de políticos capazes de entrar num autêntico diálogo que vise efectivamente sanar as raízes profundas e não a aparência dos males do nosso mundo. A política, tão denegrida, é uma sublime vocação, é uma das formas mais preciosas da caridade, porque busca o bem comum». Como ele, rezamos também nós ao Senhor «para que nos conceda mais políticos que tenham verdadeiramente a peito a sociedade, o povo, a vida dos pobres. É indispensável que os governantes e o poder financeiro levantem o olhar e alarguem as suas perspectivas, procurando que haja trabalho digno, instrução e cuidados de saúde para todos os cidadãos» (Evangelii gaudium, 205).
Em breve começará a campanha eleitoral. Urge ser esclarecida a opinião pública a respeito dos programas partidários e das pessoas que se candidatam. A nossa democracia deve exigir de todos propostas realistas, geradoras de soluções concretizáveis, evitando falsas ilusões.
No ato de votar, o eleitor cristão tem o dever de não trair a sua consciência, iluminada pelos critérios e valores do evangelho de Jesus. Importa, também agora, exercer a virtude da cidadania participativa, assumida como uma obrigação moral. Uma Europa melhor, que justamente desejamos, também depende de cada um de nós.
Fátima, 1 de maio de 2014
Conferência Episcopal Portuguesa

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Dom da ciência

O dom que te dá o verdadeiro sentido das criaturas, que te permite vê-las como expressão do amor e da glória de Deus. O dom que te ajuda a perceber que tudo o que Deus criou é bom. Pelas coisas sensíveis, chegas às invisíveis.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Oração pela família


Oração do Papa Francisco à Sagrada Família

«Jesus, Maria e José,
a vós, Sagrada Família de Nazaré,
hoje dirigimos o olhar com admiração e confiança;
em vós contemplamos a beleza da comunhão no amor verdadeiro;
a vós confiamos todas as nossas famílias;
para que se renovem nessas maravilhas da graça.

Sagrada Família de Nazaré, escola atraente do santo Evangelho:
ensina-nos a imitar as tuas virtudes com uma sábia disciplina espiritual,
doa-nos o olhar claro que sabe reconhecer a obra da providência nas
realidades quotidianas da vida.

Sagrada Família de Nazaré, guardiã fiel do mistério da salvação:
faz renascer em nós a estima pelo silêncio,
torna as nossas famílias cenáculo de oração e
transforma-as em pequenas Igrejas domésticas,
renova o desejo de santidade, sustenta o nobre cansaço do trabalho,
da educação, da escuta, da recíproca compreensão e do perdão.

Sagrada Família de Nazaré, desperta na nossa sociedade a consciência
do caráter sagrado e inviolável da família, bem inestimável e insubstituível.
Cada família seja morada acolhedora de bondade e de paz
para as crianças e para os idosos, para quem está doente e sozinho,
para quem é pobre e necessitado.

Jesus, Maria e José
a Vós com confiança rezamos, a vós com alegria nos confiamos.»

quarta-feira, 14 de maio de 2014

JDJ 2014

Programa
10h00 - Acolhimento
10h30 - Felizes os Pobres em Espírito
Encontro com D. Manuel Clemente
12h00 - Reino dos Céus
Espaço Juventude
Tenda de oração / Concerto / Exposição de movimentos / Stands de Instituições e Fundações / Stands de Editoras Católicas
13h00 - Almoço do Senhor Patriarca com os jovens
14h30 - Bem-aventurados
Testemunhos e desafios
I – Pobres em Espírito
II - Tem menos. Faz mais. Sê mais
III – Eu sou o que tenho?
IV - As aparências iludem-te?
16h00 - Reino dos Céus
Espaço Juventude
Tenda de oração / Concerto Homenagem a João Paulo II / Pré-lançamento do livro “A jornada em que almocei com o Papa - Uma revolução do coração” / Confissões / Exposição de movimentos / Stands de Instituições e Fundações / Stands de Editoras Católicas

17h30 - Felizes para o mundo!
Eucaristia presidida por D. Manuel Clemente

Mais informações: http://www2.juventude.patriarcado-lisboa.pt/events/event/xi-jornada-diocesana-da-juventude/


segunda-feira, 12 de maio de 2014

Semana da Vida - 11 a 18 de Maio de 2014

De 11 a 18 de Maio de 2014 celebra-se a semana da vida, este ano sob o tema "Gerar vida - construir o futuro". "A Semana da Vida é uma oportunidade e um desafio para cada pessoa, grupo ou família, pensar em melhorar a qualidade de vida, sua e dos outros, nos âmbitos pessoal, profissional e comunitário, inspirando-se nos autênticos valores humanos e cristãos." (in guião para a semana da vida)
Desde 1994 a Conferência Episcopal Portuguesa, através da Comissão Episcopal competente para a área da Família, organiza a Semana da Vida. Esta iniciativa vem na sequência do apelo lançado em 1991 pelo Papa João Paulo II, na Encíclica O Evangelho da Vida sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana, ao propor uma celebração que tenha por objectivo «suscitar nas consciências, nas famílias, na Igreja e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, concentrando a atenção de modo especial na gravidade do aborto e da eutanásia, sem contudo menosprezar os outros momentos e aspectos da vida…» (EV 85).
O Departamento Nacional da Pastoral Familiar elaborou algumas sugestões para cada dia e deixa a todos o desfio de as aperfeiçoarem e até de criarem os seus próprios meios, para conseguirem momentos, pessoais e comuns, de interioridade e partilha. Podemos encontrar algumas destas sugestões no guião para a semana da vida ou no site www.leigos.pt.


fonte: www.leigos.pt

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Retiro on-line de Páscoa

Será na próxima semana, nos dias 6-8 de Maio e o tema é 'A Alegria da Ressurreição'. Que o Senhor nos contagie com a Sua Ressurreição!
Para se inscreverem basta enviar um e-mail com o vosso nome para retirosonline@gmail.com
Organização: Família Missionária Verbum Dei


II Ciclo de Cinema de Santa Maria de Belém

O II Ciclo de Cinema de Santa Maria de Belém começará já neste próximo sábado, 3 de Maio, às 21:15, no Salão Cardeal D. António Ribeiro, com o filme: PAPA JOÃO PAULO II - "Pope John Paul II" (2005 - 166m), dos realizadores John Kent Harrison e Maria Skapska, e interpretado por Jon Voight.

Podem encontrar aqui a sinopse do filme: