sábado, 26 de abril de 2014

Terça.com Caridade

“Se consigo ajudar uma só pessoa a viver melhor, isso já justifica o dom da minha vida. É maravilhoso ser povo fiel de Deus. E ganhamos plenitude, quando derrubamos os muros e o coração se enche de rostos e de nomes!”

Papa Francisco, A Alegria do Evangelho, n.274

Mais informações: http://tercas.weebly.com/terccedilacom-caridade-e-serviccedilo.html


"Agarra o Mundo - A Fraternidade ao Teu Alcance"

É com este mote que centenas de jovens se vão encontrar no dia 1 de maio. 
O objectivo? Partilhar ideias e projectos para construir a fraternidade universal. Esta iniciativa dos Jovens para o Mundo Unido realiza-se há mais de 10 anos em Portugal e reúne jovens de norte a sul do país, bem como de outras nacionalidades.
O próximo é já este ano! Através de músicas, coreografias, testemunhos, fóruns, workshops e até uma expo de acções em prol da fraternidade queremos mostrar que o Mundo Unido é possível.
Sê também protagonista e agarra connosco este dia!


1 de maio, na Cidadela Arco-Íris (em Alenquer)
Das 10h30 às 17h30, para jovens > 15 anos.
Trazer piquenique para o almoço e 5€ de inscrição.

Mais informações: http://focolares.org.pt/jovens/1demaio




domingo, 13 de abril de 2014

Dom da Sabedoria

"sabedoria é ver e agir com os olhos de Deus"
Ao concluir na semana passada as catequeses sobre os Sacramentos, nesta quarta o Papa iniciou um novo ciclo sobre os dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor a Deus.

Falando sobre o primeiro desses dons, a sabedoria, Francisco citou o Rei Salomão, que no momento da sua coroação pediu “um coração que escuta, que saiba discernir entre o bem e o mal”. A sabedoria é justamente isso, explicou o Papa: “É a graça de poder ver cada coisa com os olhos de Deus. Às vezes vemos as coisas de acordo com a conveniência ou de acordo com o nosso coração, com amor, com ódio ou inveja. Este não é o olhar de Deus”.

A sabedoria, portanto, não nasce tanto da inteligência ou do conhecimento que podemos adquirir, mas da intimidade com Deus, “de filhos com o Pai”.

Isso (sabedoria) não se aprende, é um presente do Espírito Santo. Por isso, peçamos ao Senhor que nos dê a sabedoria, de olhar com os olhos Deus, de sentir com Seu coração, de falar com as palavras de Deus. E com esta sabedoria devemos ir avante, construindo a família, a Igreja. Peçamos a Maria, sede da sabedoria, que nos conceda esta graça.

http://pt.radiovaticana.va/news/2014/04/09/audiência:_sabedoria_é_ver_e_agir_com_os_olhos_de_deus/bra-789166

domingo, 6 de abril de 2014

Intenções de oração do Papa para o mês de Abril

Rezar com o Papa


Intenções de oração do Papa para o mês de Abril
Universal
Ecologia e Justiça
Para que os governantes promovam o respeito pela criação e uma justa distribuição dos bens e dos recursos naturais.
Pela Evangelização
Esperança para quem sofre
Para que o Senhor Ressuscitado encha de esperança o coração daqueles que experimentam a dor e a doença.

Oração
Senhor Deus,
Na tua imensa bondade criaste este mundo para que o pudéssemos habitar e viver.
Confiaste à humanidade a grande responsabilidade de cuidar a criação, maravilhando-nos com os teus dons e fazendo dela um lugar harmonioso onde todos possam viver com dignidade. Mas os interesses políticos e económicos tantas vezes se sobrepõem ao respeito pela criação e tantas pessoas deixam de poder ter acesso aos bens desta Terra.
Peço-Te, Senhor, que toques o coração dos que decidem, para que todos os teus filhos possam viver com dignidade, e que as decisões tomadas não comprometam a vida das próximas gerações.
Peço-Te também por todos os que sofrem, na dor e na doença, que Eu seja junto deles instrumento da tua esperança.
Pai Nosso; Avé Maria; Glória...

Para ajudar a rezar esta intenção (áudio 8min):
http://www.passo-a-rezar.net/intencao-papa

Desafios para este mês:
- Estar atento em praticar na vida diária boas práticas ecológicas (reciclagem, poupança de energia e de água, desperdícios, etc...)
- Colaborar com iniciativas que promovem a defesa da criação, divulgando os seus conselhos e actividades e participando nos seus eventos.
- Organizar e propor momentos de oração por aqueles que decidem sobre o futuro do nosso Planeta.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Fátima a Pé 2014

Nos dias 28, 29 e 30 de Março, peregrinaram a pé até Fátima 56 jovens da Vigararia III, de seis paróquias: Nossa Senhora da Ajuda, Nossa Senhora do Amparo de Benfica, Sagrada Família do Calhariz de Benfica, Santa Maria de Belém, S. Pedro em Alcântara e S. Tomás de Aquino. Da nossa paróquia, participaram 16 jovens do grão. e Coro S. Jerónimo. A caminhada começou no Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, sob o tema "Com a fé de Maria aprende a caridade". O acompanhamento espiritual dos jovens durante a peregrinação esteve a cargo dos padres Nuno Fernandes e Pedro Nóbrega.
o início e o fim da peregrinação
(Santuário de N. S.ª da Nazaré - Santuário de N. S.ª Fátima)

3 de Abril: 60 anos da morte de Aristides de Sousa Mendes

"«Prezo-me de ter recebido de meus pais um nome limpo e honrado, que me cumpre transmitir aos meus filhos, íntegro como o herdei.» Eis o que continha o “cofre” deixado por Aristides de Sousa Mendes aos seus 14 filhos. Cabe a todos nós evocá-lo, respeitá-lo e perpetuá-lo, como tributo ao seu então incompreendido sacrifício." 

(“Dever de Memória: há 60 anos morreu Aristides de Sousa Mendes”, por João Dinis Lourenço, texto integral pp. 21 a 24: http://www.lusojornal.com/unefr.pdf)


A 3 de Abril de 1954 morreu Aristides de Sousa Mendes. Arriscou a sua vida e o seu futuro profissional porque não pôde permanecer impassível perante a injustiça. Aristides de Sousa Mendes trabalhava como cônsul de Portugal em Bordéus, em França, quando começaram as deportações maciças de Judeus na Europa. Desobedecendo às ordens directas de Salazar, salvou a vida de mais de 30.000 pessoas concedendo-lhes vistos para entrar em Portugal. Após regressar ao seu país, foi destituído do seu cargo e morreu abandonado e na maior das misérias.