domingo, 23 de março de 2014

A Quaresma já começou! E a TUA? É hoje?

A Quaresma pode ser um tempo maravilhoso de encontro com Deus, e quanto mais maravilhoso for, mais sentido terá depois a Páscoa, o ponto alto do ano cristão! Mas também podem ser 40 dias completamente sem sentido... Se não fizeres nada, estes 40 dias serão iguais a tantos outros dias do teu ano. Estes dias serão aquilo que tu quiseres que sejam! A Quaresma será aquilo que tu construíres. Quaresma é tempo de acção! Como é que queres vivê-la? Uma Quaresma com sentido não te vai cair do céu, por obra e graça do Espírito Santo. Uma Quaresma com sentido constrói-se e é diferente para cada um. Deus deu-te uma consciência e a liberdade de escolha. Depende, portanto, apenas de ti próprio o quereres dar sentido a este Tempo ou não. O teu caminho é só tu que podes percorrer!

sábado, 8 de março de 2014

Intenções do Papa mês de Março

Rezar com o Papa


Intenções de oração do Papa para o mês de Março
Universal
Direitos da Mulher
Para que todas as culturas respeitem os direitos e a dignidade da mulher.
Pela Evangelização
Jovens evangelizadores
Para que muitos jovens acolham o convite do Senhor a consagrar a vida ao anúncio do Evangelho.

Oração
Senhor Deus,
O teu Filho Jesus, nascido da Virgem Maria,
tinha entre os seus discípulos um grupo de mulheres que O seguiam e ajudavam com os seus bens. Na sua vida terrena, muitas vezes Se aproximou delas, curando-as, conversando com elas e tratando-as como amigas.
Mas em tantos locais do mundo os direitos das mulheres não são respeitados.
Peço-Te que toques o coração dos governantes, dos patrões, daqueles que têm influência na cultura, para que em todo o mundo as mulheres vivam com dignidade e vejam respeitados os seus direitos.
Peço-te por todas aquelas que são vítimas da exploração, dos abusos, da violência e da discriminação. Que sintam sempre, através de Maria, a consolação da tua presença.
Peço-te que, na minha vida, saiba em cada momento aproximar-me das mulheres que sofrem e dá-me coragem para lutar pelos seus direitos.
Peço-Te ainda por todos os jovens, que sintam o apelo a seguir-Te com radicalidade, na vocação que pedes a cada um.

Pai Nosso; Avé Maria; Glória...

Desafios para este mês:
- Aproximar-me de mulheres concretas que sofrem por não verem respeitados os seus direitos e comprometer-me com algo que as possa ajudar.
- Colaborar com iniciativas de protecção e defesa dos direitos da mulher.
- Organizar, na própria comunidade, família, algum momento de oração com e pelas mulheres.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Mensagem de D. Manuel Clemente para a Quaresma 2014


Caríssimos irmãos e irmãs,

1.Entramos na Quaresma de 2014, partilhando as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias (cf. Gaudium et Spes, 1) de quantos vivem no Patriarcado de Lisboa.

Ver o resto aqui

Conferências da Quaresma

sábado, 1 de março de 2014

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2014


Fez-Se pobre, para nos enriquecer com a sua pobreza
(cf. 2 Cor 8, 9)


Queridos irmãos e irmãs!
Por ocasião da Quaresma, ofereço-vos algumas reflexões com a esperança de que possam servir para o caminho pessoal e comunitário de conversão. Como motivo inspirador tomei a seguinte frase de São Paulo: «Conheceis bem a bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, Se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza» (2 Cor 8, 9). O Apóstolo escreve aos cristãos de Corinto encorajando-os a serem generosos na ajuda aos fiéis de Jerusalém que passam necessidade. A nós, cristãos de hoje, que nos dizem estas palavras de São Paulo? Que nos diz, hoje, a nós, o convite à pobreza, a uma vida pobre em sentido evangélico? (Ver o resto aqui.)