domingo, 13 de janeiro de 2013

Vigília Ecuménica Jovem

No próximo dia 19 de Janeiro, na Catedral de S. Paulo (Igreja Lusitana Evangélica - Comunhão Anglicana), em Lisboa, pelas 21h30, realizar-se-á a Vigília Ecuménica Jovem, que terá como tema O que Deus espera de nós? (Cf. Miq. 6,6-8).



Para além das Igrejas promotoras – Igreja Presbiteriana, Igreja Católica, Igreja Metodista e Igreja Lusitana – também outras comunidades serão convidadas a participar nesta noite de oração que se enquadra no Oitavário (oito dias) de Oração pela Unidade dos Cristãos, celebrado em todo o mundo desde 1908 e que tradicionalmente decorre entre os dias 18 a 25 de Janeiro.
Desta vez coube ao Movimento de Estudantes Cristãos da India a missão de propor ao mundo inteiro um tema e um guião que norteiam as diversas iniciativas ecuménicas. A partir da experiência indiana de injustiça e descriminação devido à posição social, a sua reflexão centra-se nosdalits – comunidades sem casta classificadas como as mais “baixas” –  e onde têm origem quase 80% dos cristãos indianos. A partir do texto do profeta Miqueias, concluímos que a verdadeira fé não pode ser separada da santidade pessoal e da busca da justiça social – um verdadeiro caminho com Deus e com os irmãos. E também por isso somos convidados a trazer um alimento para partilhar com aqueles que, ao nosso lado, enfrentam dificuldades económicas.
Esta é uma oportunidade para experimentarmos na prática tanto do que nos une, um verdadeiro ecumenismo espiritual que resulta tão necessário. Rezar pela unidade com outros irmãos cristãos é caminhar na direcção da comunhão.

3 Epifanias: Reis Magos, Baptismo e Bodas de Caná


Epifanias de Cristo

O Baptismo de Jesus nos Jordão é uma segunda Epifania, termo que vem das palavras gregasepi, que significa sobre, e phania, que significa manifestação: assim como Jesus se manifestou aos Magos do Oriente, assim se manifesta agora no seu Baptismo como verdadeiro Filho de Deus. A esta segunda Epifania pode chamar-se, portanto, Teofania, deTheos, palavra grega que significa Deus: o baptismo de Jesus é manifestação de Deus, manifestação da Santíssima Trindade. 

E haverá ainda uma terceira Epifania, que aconteceu em Caná da Galileia, quando Jesus converteu a água em vinho, (como leremos no Evangelho do próximo domingo; este texto, infelizmente, só se lê hoje no «Ano C»). Santo António de Lisboa, num dos seus sermões, depois de comentar os anteriores significados, chama-lhe Bethfania, de beth, em hebraico, que significa casa, “porque, passado um ano do baptismo, realizou um milagre divino entre as paredes de uma casa, numa festa de núpcias” (Sermão para a Epifania do Senhor, 2)

Estas três epifanias são celebradas desde há muitos séculos em dias distintos, como muito bem explica no seu blog o Pe. John Hunwicke. Mas há ainda alguns textos na liturgia latinaque salientam a sua unidade, como esta antífona do Benedictus da Solenidade da Epifania do Senhor: “Hoje a Igreja uniu-se ao seu esposo celeste, porque, no Jordão, Cristo a lavou dos seus pecados; os Magos, com presentes, correm às festas das núpcias reais; e os convivas alegram-se com a água transformada em vinho. Aleluia”.

Esta unidade aparece ainda mais claramente na antífona do Magnificat das II Vésperas da Epifania: 

Tribus miraculis ornatum  diem sanctum colimus: hodie stella magos duxit ad praesepium, hodie vinum ex aqua factum est ad nuptias,  hodie in Jordane Christus baptizari voluit,  ut salvaret nos universos.  Haec est dies illa, quam fecit Dominus;  exsultemus et laetemur in ea.Alleluia”, que se pode traduzir assim, como propõe o Duarte Valério, no blog Ecce super montes

“Celebramos um dia santo ornado de três milagres: hoje, a estrela conduziu os Magos ao presépio; hoje, foi feito vinho a partir de água nas núpcias; hoje, no Jordão, Cristo quis ser baptizado por João, para nos salvar. Aleluia”. 

A tradução da Liturgia das Horas é esta: “Recordamos neste dia três mistérios: hoje a estrela guiou os Magos ao presépio; hoje, nas bodas de Caná, a água foi mudada em vinho; hoje, no rio Jordão, Cristo quis ser baptizado, para nos salvar. Aleluia”.

O tempo da Epifania, em sentido lato, é portanto um período de celebração contemplativa e de reflexão profunda sobre as múltiplas manifestações do Deus-Homem, Jesus Cristo.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Terra Santa



A Escola de Oração de S. José convida para um encontro sobre a espiritualidade (e logística também) da peregrinação à Terra Santa. Com: Pe. João Lourenço, ofm e Rui Corrêa d’Oliveira
12 de Janeiro de 2013 das 9:30 às 13:00
Igreja do Sagrado Coração de Jesus - Lx
Inscrições: escolaoracao@gmail.com