quarta-feira, 27 de junho de 2012

Precisa-se urgentemente de leite

A Comunidade Vida e Paz está com falta de leite para distribuir pelas pessoas sem-abrigo e famílias em situação de vulnerabilidade social que se encontram a pernoitar nas ruas da cidade de Lisboa.

Dado o aumento do número de pessoas abrangidas pela Comunidade Vida e Paz e dada a diminuição de donativos, as 510 pessoas sem-abrigo e famílias em situação de vulnerabilidade social correm o risco de ficar com parte da sua ceia comprometida. Diariamente, são distribuídos cerca de 150 litros de leite e mais de 1.000 sandes a quem recorre às carrinhas da Comunidade Vida e Paz.

Desde 1989, a Comunidade Vida e Paz vai ao encontro e acolhe Pessoas Sem- Abrigo, ou em situação de vulnerabilidade social, ajudando-as a (re)construir o seu projecto de vida, a recuperar a sua dignidade, através de um projecto integrado de prevenção, reabilitação e de reinserção.

Se pretende apoiar a Comunidade Vida e Paz neste momento de dificuldade poderá fazê-lo de diferentes formas:
Entregar leite na Sede:
- Rua Domingos Bomtempo, 7 1700-142 Lisboa
- Ligar para 760 50 10 20 e por cada chamada doa 1 litro de leite. (Custo da chamada de 0,60€ + IVA)

A sua ajuda faz a diferença!



À busca de milagres


O milagre do possível

O milagre possível é aquele que está nas mãos de cada um e de todos, envolvidos nessa trama que é o viver em sociedade, numa dupla vertente: a pessoal e a da governação. 

O cidadão não pode adormecer à espera de que do Estado tudo lhe venha; tem ele mesmo de agir e de exigir, quando não for de outra maneira, ao menos através do voto. Tem de agir tornando possível os pequenos ou grandes milagres do dia a dia, mas sem deixar que esses se transformem na almofada que suaviza e eventualmente neutraliza os conflitos sociais gerados pelas políticas movidas mais em função dos interesses de quem já está bem na vida do que em promover o bem comum.


Fermento fora de prazo?

Por isso uma questão séria se põe aos cristãos: Como é possível que num país em que cerca de 85% dos habitantes se confessam cristãos (segundo o estudo do CERC), a pobreza continue a ser uma realidade com 330.000 beneficiários do RSI (segundo o último boletim do MSS), negando valores fundamentais como a igualdade de oportunidades, a justiça, a dignidade?
Será que o Evangelho perdeu a força de fermento?
Esta crise passará como todas as anteriores. Mas há uma coisa que não deveria passar: a oportunidade de dar um golpe nos mecanismos que perpetuam a pobreza, que acentuam as diferenças entre os poucos que muito têm e os muitos que lutam pela sobrevivência; a oportunidade de “inverter o curso do seu destino, fazendo apelo aos recursos do pensamento e da moral cristãos”, como refere o recente Comunicado do III Fórum Europeu Católico-Ortodoxo”. 

http://www.vozdaverdade.org/site/index.php?cont_=ver2&id=2689

Bem comum

“O bem comum empenha todos os membros da sociedade: ninguém está escusado de colaborar, de acordo com as próprias possibilidades, na sua busca e no seu desenvolvimento.” (Doutrina Social da Igreja, n.º 167) 



domingo, 10 de junho de 2012

Santo do dia 10 de Junho: Anjo da Guarda de Portugal


Os anjos, que fazem parte do mundo invisível a que se estende também a acção criadora de Deus, vivem inteiramente dedicados ao louvor e ao serviço de Deus. A inteligência humana tem dificuldade em exprimir a natureza dessas criaturas espirituais. A sua missão, porém, é-nos conhecida através da Bíblia, que, em tantos passos, dá testemunho acerca da existência dos Anjos. 

Em Portugal a devoção ao Anjo da Guarda é muito antiga. Tomou, porém, incremento especial com as aparições do Anjo, em Fátima, aos Pastorinhos. Pio XII mandou inserir esta comemoração no Calendário Litúrgico português. 



http://evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&id=11512&fd=0

EUA: Rapaz de 12 anos cria negócio de reciclagem



Um rapaz de 12 anos criou o seu próprio negócio de reciclagem - o Inkcycle - e está a tornar-se um exemplo no que respeita à proteção do ambiente. Ao mesmo tempo que faz a sua parte para cuidar do planeta, Sam Klein procura, também, ajudar o próximo, doando os lucros que obtém a instituições de caridade.
 
O jovem, natural do estado do Missouri, nos EUA, visita com frequência várias empresas locais e recolhe os tinteiros vazios das suas impressoras. Depois, leva-os para casa e, durante cerca de dez horas por semana, embala-os e envia-os de volta para os produtores para que sejam reciclados.
 
Como pagamento pelo seu trabalho, conta a NBC News, Sam recebe entre 20 a 200 dólares (entre 16 e 160 euros) consoante o tipo e número de tinteiros que consegue juntar. Porém, segundo o próprio, se guardasse todo o dinheiro do seu negócio, sentir-se-ia egoísta. E foi por isso que escolheu ir mais longe.
 
De acordo com aquele órgão de comunicação social norte-americano, o rapaz doa os seus lucros a várias organizações de Saint Louis, onde vive, e de outros locais próximos, como, por exemplo, a Casa Ronald McDonald, e tem também pedido ajuda a mercearias para fazerem as suas doações.
 
A mãe, Heidi Klein, disse à NBC News que Sam se interessa particularmente em ajudar os sem-abrigo. "Magoa-o ver alguém ser posto de lado", explica a mãe, acrescentando que "isso não está certo".
 
Sam, que já angariou cerca de 1.000 dólares (cerca de 793 euros) para ajudar quem mais precisa, corrobora as palavras da progenitora.

"Quando deitamos uma coisa fora, ela não desaparece. Apenas vai para um sítio diferente", refere o jovem, que olha para as pessoas e coisas às quais a sociedade parece já não dar valor como algo que pode ganhar uma nova vida.

[Notícia sugerida por Raquel Baêta]

Pro Vida




No ventre de uma mulher grávida estavam dois bebés. O primeiro pergunta ao outro:
- Tu acreditas na vida após o nascimento?
- Certamente que sim. Algo tem de haver depois de nascermos! Talvez estejamos aqui, principalmente, porque precisamos de nos preparar para o que seremos mais tarde. 
- Tolice, não há vida após o nascimento. E se houvesse como seria ela? ...
- Eu cá não sei, mas certamente haverá mais luz lá do que aqui... Talvez caminhemos com os nossos próprios pés e comamos com a boca.
- Isso é absurdo! Caminhar é impossível. E comer com a boca é totalmente ridículo! O cordão umbilical alimenta-nos. Estou convencido de que a vida após o nascimento não existe, pois o cordão umbilical é muito curto!
- Olha, eu penso de outro modo. Penso que há algo depois do nascimento, talvez um pouco diferente do que estamos habituados a ter aqui...
- Mas nunca ninguém voltou de lá, para nos falar sobre isso!? O parto é o fim da vida. E a vida, afinal, nada mais é do que a angústia prolongada na escuridão.
- Bem, eu não sei exactamente como será depois do nascimento, mas com certeza veremos a mamã e ela cuidará de nós.
- Mamã? Tu acreditas na mamã? E onde está ela?
- Onde? Em tudo à nossa volta! Nela e através dela é que nós vivemos. Sem ela nada disto existiria!
- Eu não acredito. Nunca vi nenhuma mamã, pelo que não existe mamã nenhuma!
- Eu acredito. E sabes porquê? Porque às vezes, quando estamos em silêncio, ouço-a cantar e sinto como ela afaga o nosso mundo. E também penso que a nossa vida só será "real"depois de termos nascido. Nesse momento tomará nova dimensão. Aqui, onde estamos agora, apenas estamos a preparar-nos para essa outra vida...
(Autor anónimo, cidadão do Porto e apoiante da Associação Pro Vida)

Serve the City


Oração na Cidade


20min de oração no centro da Cidade. 
Todas as quartas-feiras úteis, entre as 13:10 e as 13:30.
Capela de Santo António
Casa das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria
Campo Pequeno


Mais informações: http://oclx.wordpress.com/

Vigília do Corpo de Deus


Porquê esta vigília? Esta Vigília aconteceu a propósito do Corpo de Deus (o feriado do dia anterior).

O que é o Corpo de Deus? É uma festa Cristã que celebra a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado, tal como Jesus disse na Última Ceia: ‘Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1.ª vez na Quinta-Feira Santa, a festa do Corpo de Deus celebra-se na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no Domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é obrigatório ir à Missa nesse dia.


domingo, 3 de junho de 2012

Domingo da Santíssima trindade







Deus é Uno e Trino. Um só Deus e três Pessoas divinas: Pai, Filho e Espírito Santo. A Santíssima Trindade é o mistério de Deus em si mesmo, o mistério central da fé e da vida cristã. É a fonte de todos os outros mistérios da fé; é a luz que nos ilumina.


História de Santo Agostinho

Conta-se que Santo Agostinho andava a passear na praia, meditando sobre o mistério da Santíssima Trindade.
Enquanto caminhava, viu um menino a encher um buraco na areia com um pequeno balde com água.
Santo Agostinho perguntou-lhe o que é que ele fazia.
O menino, olhando-o, respondeu com simplicidade: “estou a passar a água do mar toda para este este buraco”.
Santo Agostinho sorriu e respondeu-lhe: “mas não percebes que isso é impossível?”.
Então, novamente olhando para Santo Agostinho, o menino respondeu: “é mais fácil a água do mar caber toda neste pequeno buraco do que o mistério da Santíssima Trindade ser entendido por um homem!“. E continuou: “Quem fita o sol, deslumbra-se e quem persistisse em fitá-lo, cegaria. Assim sucede com os mistérios da religião: quem pretende compreendê-los, deslumbra-se, e quem se obstinasse em os perscrutar perderia totalmente a fé” (Sto. Agost).