quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sudário de Turim “inexplicável” pela ciência



Um grupo de cientistas italianos concluiu que a imagem de um homem que aparece no Santo Sudário de Turim não tem explicação científica.
O grupo, liderado pelo professor Paolo di Lazzaro, rejeita ainda a teoria, defendida por muitos, de que o sudário é uma falsificação que data da Idade Média. Segundo os estudos levados a cabo por Di Lazzaro, na Idade Média a tecnologia necessária para produzir aquela imagem não existia.
O Sudário de Turim, venerado como uma relíquia por muitos católicos, mostra uma imagem levemente impressa de um homem de cerca de 30 anos, com marcas de ferimentos consistentes com crucifi xão. O homem tem ainda ferimentos à volta da cabeça que poderão ser explicados pela utilização de uma coroa de espinhos.
Testes levados a cabo em 1988 concluíram que o pano datava de entre 1260 e 1390, sustentando a teoria da falsificação, mas essas análises foram criticadas pois poderão ter usado material usado por volta dessa data para fazer remendos ao tecido, danificado por um incêndio.
Agora, a teoria de que o sudário é verdadeiro ganha mais força com a conclusão de que o tom, a textura e a profundidade dos pigmentos de cor no sudário só podem ser reproduzidos hoje com recurso a lasers ultravioleta, tecnologia que não existia na altura em que o Sudário foi criado.
Contudo, os cientistas italianos recusaram avançar com explicações sobrenaturais para o fenómeno, dizendo apenas que “alguma forma de energia electromagnética” criou a imagem.
“Enquanto cientistas, estávamos unicamente preocupados com o processo científico verificável. Esperamos que os nossos resultados possam contribuir para um debate filosófico e teológico, mas deixamos as conclusões para os peritos e, em último caso, para as consciências individuais”, afirmou, ainda, o cientista.
A Igreja Católica nunca se pronunciou oficialmente sobre a veracidade do sudário, mas Bento XVI disse que a imagem é uma “recordação constante” do sofrimento de Jesus e um “ícone extraordinário que corresponde de todas as maneiras com aquilo que o Evangelho nos diz de Jesus”.

Página 1, 20/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário